Apresentação

Publicado em 02 de outubro de 2016


O III Seminário Regional - Comércio, Consumo e Cultura nas Cidades será realizado na cidade média de Sobral, no estado do Ceará, no campus da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, no período de 19 à 22 de junho de 2017. O evento visa dar continuidade às discussões teórico-metodológicas já iniciadas em edições anteriores. A primeira edição ocorreu na cidade de Campina Grande/PB, no ano de 2013, no campus da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, tendo como tema: Espaços, faces e conteúdos do comércio e do consumo na contemporaneidade. Já a segunda edição do evento foi realizada na cidade de Natal/RN, ocorrendo no campus Natal, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, no ano de 2015, tendo como tema: Temporalidades, permanências e coexistências. A terceira edição do evento orienta as discussões em três eixos temáticos, sejam eles: Eixo 1 – Cultura urbana, cotidiano e consumo; Eixo 2 – Comércio e serviços no espaço urbano regional; Eixo 3 – Mobilidades e redes comerciais nas cidades nordestinas.

A realização desse evento na cidade de Sobral põe em evidência uma cidade marcada, historicamente, pelo destacado papel comercial no contexto do Nordeste Setentrional brasileiro. Num primeiro período, pelo ciclo do gado e, posteriormente, pela produção e exportação do algodão. No período atual, esta cidade constitui-se num importante centro de comércio e serviços que atrai grande parcela da população da sua região de entorno e alhures. De modo específico, a cidade desfruta de um ambiente institucional particularmente dinâmico, caracterizado pelo envolvimento crescente dos diversos agentes do processo de modernização pelo qual passa a cidade desde 1996, com destaque para a concentração de Instituições de Ensino Superior Públicas e Privadas.

O Evento ocorrerá, assim, em um momento importante no contexto regional, pois os processos em curso baseados das ações políticas e/ou alterações estruturais têm gerado novos usos do território, fazendo-se necessárias discussões científicas atentas às consequências dessas mudanças e sua análise no contexto regional. A região Nordeste, tradicionalmente, é vista como uma área bastante complexa, com destaque para as condições de subdesenvolvimento. Assim, debates científicos mais localizados fazem-se necessários para que possam contribuir com o avanço do conhecimento sobre as novas formas de comércio, serviços e consumo e as relações socioespaciais do Semiárido nordestino em suas especificidades locais e regionais, sob as mais diversas óticas torna-se imprescindível ao desenvolvimento regional.

Nesse contexto, o evento tem a finalidade de promover o debate qualificado sobre as dinâmicas socioeconômicas no Nordeste brasileiro no que se refere ao desenvolvimento das atividades de comércio e serviços no espaço urbano regional bem como o seu rebatimento no consumo e cultura nas cidades nordestinas. Essa discussão é perpassada pelos processos inerentes à relação Comércio/Serviços/Consumo, todavia, incorporam-se ao debate, os desafios decorrentes de uma sociedade em constante transformação, caracterizada pelo processo de modernização ancorado em novas estratégias frente ao imperativo de circulação da mercadoria em escala global, das novas demandas de consumo e sua influência na redefinição do uso do território.